8/01/2018

Prefeitura de Guarani toma medidas sobre possíveis casos de virose no município

LOGO PREFEITURA NOVA                                                                                        BRASÃO Guarani

COMUNICADO DE IMPRENSA

Desde o último dia 24 de dezembro de 2017 assuntos circulam no município sobre uma possível virose, sendo noticiado por alguns veículos de comunicação informações desencontradas e até mesmo com divulgação de números não oficiais.

Em nota oficial do município divulgada na sexta-feira (05), o Secretário de Saúde de Guarani, André Luiz de Melo Ferreira esclareceu sobre possíveis casos notificados durante atendimento no Hospital Dr. Armando Xavier Vieira. Na ocasião a informação oficial passada à imprensa foi que a secretaria não está apática diante dos fatos ocorridos e que estão trabalhando com afinco na busca de uma resposta concreta. Para identificação do tipo de “virose” a situação foi levada à regional de Ubá (GRS – Gerencia Regional de Saúde) que por meio de suporte técnico fará as análises necessárias.

Durante reunião realizada nesta segunda-feira (08) o secretário reforçou que os casos continuam sendo analisados e é aguardada posição da GRS, uma vez que o Estado é responsável em apoiar os municípios em casos de doenças endêmicas e possui profissionais capacitados para tanto. André disse ainda que na sexta-feira (05) todas as agentes receberam orientação por meio de material enviado pela GRS de como proceder diante da situação levando essas informações à população. Foi fornecido pela GRS  hipoclorito de sódio que é também utilizado para purificar a água para uso e consumo humano, material que juntamente com folhetos explicativos está sendo distribuído pelas agentes de saúde aos moradores.

No último final de semana, de acordo com números oficiais, 12 possíveis casos foram notificados no Hospital de Guarani.

Mesmo antes da confirmação dos casos para virose e enquanto análises são realizadas a Prefeitura de Guarani informa que está tomando todas as medidas necessárias.

Mais informações serão divulgadas nos canais oficiais de informação do Executivo Municipal assim que os resultados das análises forem concretizados.

*VIROSE GASTROINTESTINAL – VÔMITOS E DIARREIA

A gastroenterite viral é uma das doenças mais comuns da humanidade, perdendo em incidência apenas para as infecções respiratórias. As viroses gastrointestinais podem ser provocadas por vários vírus diferentes e acomete pessoas de todas as idades, sexo, etnia e condição econômica. Seus principais sintomas são diarreia aquosa, cólicas e vômitos.

Estima-se que, em todo o mundo, as gastroenterites de origem viral sejam responsáveis por mais de 5 bilhões de episódios de diarreia a cada ano. Enquanto o número de casos de gastroenterites de origem bacteriana e parasitária está em queda, devido a gradual melhoria das condições de saúde pública e infraestrutura, como rede de esgoto, saneamento básico, maior disponibilidade de água potável e maior educação da população, os casos de viroses gastrointestinais mantêm-se mais ou menos estáveis, com um ritmo de redução bem mais lento.

*Fonte: www.mdsaude.com

Por Assessoria de Comunicação PMG em 08/01/2018