Entre em contato conosco: (32) 3575-1523/1214



14/05/2018

Boletim Vigilância em Saúde – 1º Quadrimestre 2018

TOPO BOLETIM PMG

Janeiro

Em 2018 os trabalhos começaram a todo vapor no município de Guarani…

Dia Nacional de Combate a Hanseníase é lembrado em Guarani

As enfermeiras dos Postos de Saúde (PSFs) realizaram IMG_3703a sala de espera sobre o Dia Nacional de Combate à Hanseníase, que é considerada uma das doenças mais antigas do mundo e ainda carrega consigo muito preconceito. Por falta de conhecimento científico no passado, associações negativas eram atribuídas aos portadores da doença, como a impureza e a desonra. Hoje, devido aos avanços tecnológicos, existem tratamentos que bloqueiam o potencial de transmissão da bactéria e que proporcionam a cura.

 

Equipe da Secretaria Municipal de Saúde intensifica vacinação contra a Febre Amarela

Para intensificação na campanha de vacinação contra a Febre Amarela equipes forma mobilizadas para realizarem a aplicação das doses nas praças, em pontos estratégicos da cidade e distribuição de panfletos informativos com orientações sobre a prevenção da doença e transmissão. A ação também foi realizada por meio de busca ativa concentrando a campanha também na zona rural do município com visita à essas comunidades realizando imunização dos moradores do campo com o objetivo de facilitar o acesso das pessoas que encontram dificuldade em procurar as unidades.

IMG-20180126-WA0069 WhatsApp-Image-2017-03-19-at-14.30.52-300x225 WhatsApp-Image-2017-03-19-at-14.30.57-300x225

Fevereiro

Bloco da Prevenção marca presença no Carnaval 2018

Como já é de costume no município de Guarani, o Bloco da Prevenção mostrou que além de se divertir o folião precisa se prevenir. Com distribuição de preservativos e material explicativo a equipe da Secretaria Municipal de Saúde se fez presente em um dos mais tradicionais blocos do município, o Bloco do Falecido, que há mais de 30 anos arrasta milhares de foliões pelas ruas da cidade.

FB_IMG_1519355144095 20180208_205721

Saúde realiza ações educativas sobre LER e Dort

Em 28 de fevereiro é comemorado o Dia Internacional de Prevenção às Lesões por Esforço Repetitivo (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) e para sensibilizar a população sobre o tema, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou ações educativas junto aos colaboradores nas fábricas com orientações de como combater essas patologias.

A iniciativa visa conscientizar os trabalhadores sobre a importância da prevenção de lesões que afetam sua qualidade de vida e execução de suas atividades no trabalho.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Prevenção de LER/Dort, essas duas patologias ainda são a segunda maior causa de afastamento do trabalho no Brasil. Elas acometem homens e mulheres em idade produtiva e estão na maioria das vezes relacionados à organização do trabalho, como posturas inadequadas, movimentos repetitivos e fatores psicológicos.

Os principais sintomas dos distúrbios são desconforto, fadiga, sensação de peso ou diminuição de força, formigamento, dormência, inchaço, enrijecimento muscular e choques nos membros. São sintomas de evolução lenta, o que leva muitos trabalhadores a procurar auxílio de um profissional especializado muito tardiamente. É fundamental que o trabalhador, ao primeiro sintoma, procure assistência especializada, evitando a evolução clínica do quadro.

No encontro também foram apresentadas algumas medidas preventivas como a identificação de posturas incorretas no trabalho, estabelecer pausas entre as atividades, intercalar tarefas e realizar regularmente uma atividade física.

IMG-20180301-WA0005 IMG-20180301-WA0010

Março

Prefeitura realiza ações de conscientização pelo Dia Mundia da Água

IMG-20180126-WA0062A Prefeitura de Guarani, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou uma importante ação com  temas referentes ao Dia Mundial da Água, comemorado no dia 22 de março.
Com o intuito de falar sobre a importância do uso sustentável do recurso e da necessidade de conservação dos ambientes aquáticos e também assuntos como o descarte de resíduos sólidos e a preservação do meio ambiente, a equipe realizou panfletagem na ponte para que o alcance da informação e conscientização pudesse chegar à toda população.
Aproveitando o momento foi feita ainda uma conscientização sobre combate ao Aedes aegypti (mosquito transmissor da Dengue).

 

Equipe da Secretaria Municipal de Saúde realiza campanha no combate à conjuntivite nas escolas

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Guarani realizou uma intensa campanha de prevenção e orientação sobre conjuntivite. Desde janeiro de 2018 diversas regiões do Brasil apresentaram surtos de conjuntivite viral sendo registrados diversos casos.

A conjuntivite se cconjuntivitearacteriza pela inflamação da conjuntiva, causada por agentes tóxicos, alergias, bactérias ou vírus. As altas temperaturas e a umidade favorecem a proliferação do vírus e a contaminação ocorre com maior facilidade em ambientes fechados, como escolas, creches e ônibus.

Devido a esses fatores, a campanha foi intensificada nas escolas com a distribuição de panfletos educativos e orientação para  uso regular de álcool gel.

 

 

Abril

Palestra sobre Tuberculose orienta comunidade escolar de Guarani

Promovida pela Prefeitura de Guarani, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), como parte da atenção básica de saúde do Programa de Saúde da Família (PSF) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, uma palestra sobre tuberculose chegou às escolas do município, com o objetivo de transmitir informações e esclarecer dúvidas do público jovem a respeito da doença.

As palestras foram ministradas tratando do tema Tuberculose de forma ampla e educativa, não só para alunos, bem como para professores e servidores das escolas.

A proposta é levar informações que tanto a Tuberculose como outras doenças infectos contagiosas podem ser prevenidas, pois também é importante salientar que uma vez adquirida a doença, a mesma é tratada com total segurança e gratuitamente nas unidades de saúde.

A comunidade escolar de uma forma em geral, foram orientados quanto às formas de prevenção, de como detectar os sintomas, o contágio e como se dá o tratamento da tuberculose.

WhatsApp Image 2018-05-11 at 10.15.13 WhatsApp Image 2018-05-11 at 10.15.14

Centenas de exames ofertados gratuitamente e toneladas de alimentos arrecadados pela Prefeitura de Guarani

A Prefeitura de Guarani por meio da Secretaria Municipal de Saúde fechou mais uma parceria com o Hospital do Câncer de Muriaé da Fundação Cristiano Varella e ofertou gratuitamente à população guaraniense uma grande demanda de exames preventivos, como duzentas mamografias, cinquenta PSAs (exame de sangue que detecta alterações na próstata) e papanicolaou (detecta o câncer de colo de útero).

A Unidade Móvel Mamógrafo da Campanha Móvel de Diagnóstico Precoce e Controle do Câncer chegou em Guarani na última segunda-feira (02) e permanecendo até esta sexta-feira (06), na Praça Antônio Carlos e o resultado do comparecimento do público foi satisfatório.

Centenas de pessoas receberam informações sobre as formas de prevenção ao câncer. Os trabalhos contaram com palestra informativa sobre os vários tipos da doença, sintomas mais comuns, prevenção e incentivo à mudança de hábitos de vida.

Além dos exames preventivos outras atividades ligadas ao tema foram realizadas nesta semana como atividades físicas incluino alongamento, brincadeiras e aula de dança com o grupo Desperta Guarani e alunos da APAE e Escola Estadual José Alvarez Filho.

Como parte desta parceria a Fundação Cristiano Varella solicita doação de alimentos não perecíveis como arroz, óleo de soja e leite de caixinha (longa vida). Para conseguir as doações toda a equipe da Saúde se mobilizou em uma grande gincana conseguindo arrecadar aproximadamente 04 toneladas de alimento. Marca esta que segundo a Instituição bateu recorde de arrecadações.

carreta 2 carreta 3 carreta 4 carreta 5 carreta 6 Carreta

Campanha de vacinação no combate a Gripe Influenza

Disponível em todas as unidades de saúde do município teve início no dia 23 a Campanha de Vacinação contra a gripe em Guarani e segue até junho.

Conforme estabelece o Ministério da Saúde a vacina é destinada para o grupo prioritário, pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses e menores de cinco anos, trabalhadores de saúde, professores, povos indígenas, gestantes, puérperas, pessoas privadas de liberdade, e funcionários do sistema prisional.

É recomendável vacinar-se antes do inverno, já que a imunização demanda 15 dias para garantir a proteção.

A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, de acordo com determinação da OMS (A/H1N1, A/H3N2 e influenza B). É contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores ou para quem tenha alergia grave relacionada a ovo de galinha e derivados.

Campanha gripe

Crianças do CEMEI recebem vacina contra a gripe

Facilitar o acesso das creches à vacina é uma das formas de contribuir com a promoção da saúde das crianças. Por isso, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) esteve no CEMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) Profª Alcyone Alves Vidal Neves, no bairro Nova Guarani, onde mediante autorização dos pais e responsáveis, aplicou doses da vacina contra a gripe.

Vacinar é sem dúvida a forma mais eficiente para prevenir a gripe.

VIGILÂNCIA SANITÁRIA MUNICIPAL

Produtos de limpeza clandestinos

São produtos que estão  à venda e que não passaram pela avaliação do Ministério da Saúde. Geralmente são vendidos por ambulantes em caminhões, peruas, de porta em porta, mas também costumam ser oferecidos em lojas que revendem produtos e artigos para limpeza em geral.

Normalmente os produtos de limpeza clandestinos têm um preço muito baixo porque não fazem o que prometem. Em sua maioria são produtos que só possuem cor e cheiro agradável. Na maioria das vezes, apresentam cores bonitas e atrativas, principalmente para crianças, e costumam ser vendidos em embalagens reaproveitadas de refrigerantes, sucos e outras bebidas. Em nosso município por diversas vezes estes produtos já foram encontrados!

Cuide da sua saúde, esses produtos podem causar:

  • Queimaduras;
  • Problemas respiratórios;
  • Irritações;
  • Machucados e
  • Graves intoxicações.

No momento da compra leia com bastante atenção os rótulos dos produtos. Só use produtos que tenham no rótulo, de forma clara, para o que ele serve. Todos os rótulos devem conter: data de fabricação, prazo de validade, número do lote do produto, nome do fabricante, nº do registro no Ministério da Saúde (MS) ou a frase “Produto notificado na ANVISA/MS”.

PARA O BEM DA SUA SAÚDE, NÃO COMPRE NEM USE PRODUTOS CLANDESTINOS. EM CASO DE DÚVIDA, DESCONFIANÇA OU ALGUM PROBLEMA COM UM PRODUTO, INFORME À VIGILÂNCIA SANITÁRIA.

“VOCÊ É NOSSO MAIOR FISCAL”

produtos

foto:Projeto Redevisa/ Anvisa

 

 

 

Por ASSCOM PMG

Deixe uma resposta

Newsletter

Seu nome:

Seu e-mail:

  • Prefeitura Municipal de Guarani – Minas Gerais
  • Praça Antônio Carlos, 10 – Centro
  • Tel: (32)3575-1523/1214
  • gabinete@guarani.mg.gov.br

Desenvolvido pela Agência Infinit0