12/06/2018

Dia Mundial do Doador de Sangue será comemorado com ação em Guarani

images

Na próxima quarta-feira, 14 de junho, é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Guarani vai realizar uma ação de conscientização e mobilização onde ofertará gratuitamente transporte para voluntários que queiram doar sangue disponibilizando uma van de 15 lugares que sairá da Praça Antônio Carlos, no dia 29 de junho, às 06:00.

Duvidas podem ser esclarecidas com as agentes de saúde, que estão convidando voluntários a participar, ou na Secretaria de Saúde.

Vale ressaltar que bancos de sangue precisam principalmente do tipo O negativo, que pode ser transfundido em pessoas com qualquer outro tipo sanguíneo, e O positivo, que pode ser transfundido em pessoas que tenham fator RH positivo, ou seja, A positivo, AB positivo, B positivo e O positivo.

Para doar, é necessário cumprir os seguintes requisitos:
Ter vontade e estar bem de saúde
Pesar mais de 50 kg
Ter entre 16 e 67 anos (menores de 18 anos precisam de autorização legal do responsável. Maiores de 61 anos deve ter feito a primeira doação até os 60 anos.
Não estar jejum, se almoçar, aguardar 3h para a doação.
Levar documento oficial de identidade com fotografia

Não pode doar quem
Estiver gripado, com alguma virose ou infecção
Tiver feito cirurgias recentes, endoscopia ou procedimentos similares há menos de 6 meses