13/09/2018

Campanha da troca de óleo será realizada nesta sexta-feira (14) em Guarani

de olho no óleo

A Prefeitura de Guarani, por meio da Diretoria de Meio Ambiente, vai realizar mais uma ação que visa promover atitudes sustentáveis com a campanha “Troca de Óleo” intitulada “De Olho no Óleo”.

O ponto de troca, como de costume,  funciona no coreto da Praça Antônio Carlos, onde será recolhido óleo de cozinha usado, acondicionado em garrafas pet. A ação desta sexta-feira (14), acontecerá de 13:00 às 16:00.

Descartado incorretamente, o óleo de cozinha pode causar diversos impactos ambientais. Dados apontam que com um litro de óleo é possível contaminar um milhão de litros de água, impedindo a troca de oxigênio e matando várias plantas, peixes e microrganismos. Se jogado na pia, danifica a instalação hidráulica e entope as tubulações, obstruindo galerias de esgotos e bocas de lobo, além de impermeabilizar o solo, contribuindo para as enchentes.

Uma vez acondicionado e recolhido de maneira adequada o óleo de cozinha utilizado pode ter diversos fins como, por exemplo, a produção de resina para tintas, produção de massa de vidraceiro, sabão, detergente, glicerina, produção de farinha básica para ração animal e biodiesel.

A troca é realizada em Guarani toda segunda sexta-feira de cada mês.