1/10/2018

Dia do Idoso marcado por mobilização realizada no Lar Comunitário de Guarani

A equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Guarani (SMS) iniciou a semana com uma mobilização realizada no Lar Comunitário em comemoração ao Dia do Idoso.

A equipe da Saúde contribuiu com doações de óleo e detergente. Foi realizada ainda uma palestra pela Dra Monalisa sobre “Cuidados com a Saúde Bucal do Idoso”.

WhatsApp Image 2018-10-01 at 10.06.10(1) WhatsApp Image 2018-10-01 at 10.06.10

WhatsApp Image 2018-10-01 at 10.06.11(1) WhatsApp Image 2018-10-01 at 10.06.11(2) WhatsApp Image 2018-10-01 at 10.06.11

01 de outubro – Dia do Idoso

No dia 1º de outubro, comemora-se o Dia do Idoso, pessoa que possui idade igual ou superior a 60 anos. Essa data, que marca o dia em que a Lei N°10.741 (Estatuto do Idoso) entrou em vigor, é fundamental para reforçar a importância da proteção a esse público e para reavaliarmos nossa atitude com relação aos idosos.

envelhecimento é um fenômeno biológico normal que atinge todos os organismos vivos, mas muitas pessoas não sabem lidar com esse processo. Diante disso, o aumento da expectativa de vida no Brasil, que hoje ultrapassa os 71 anos de idade, representa um desafio para toda a sociedade, que deve criar formas de amparar melhor os idosos.

→ Estatuto do Idoso – Lei Nº 10.741, de 1º de outubro de 2003

A criação do Estatuto do Idoso em 2003 representou um grande avanço na vida dessa parcela de nossa população, que frequentemente é vítima de maus-tratos e abusos de todas as formas. Esse estatuto estabeleceu os direitos dos idosos, como a prioridade em alguns serviços e a garantia de acesso à saúde, alimentação, educação, cultura, lazer e trabalho.

A partir do Estatuto do Idoso, também ficou estabelecido, entre outros pontos, que é crime:

– Discriminar pessoa idosa, impedindo ou dificultando seu acesso a operações bancárias, aos meios de transporte, ao direito de contratar ou por qualquer outro meio ou instrumento necessário ao exercício da cidadania, por motivo de idade.

– Abandonar o idoso em hospitais, casas de saúde, entidades de longa permanência, ou congêneres, ou não prover suas necessidades básicas, quando obrigado por lei ou mandado.

– Expor a perigo a integridade e a saúde, física ou psíquica, do idoso, submetendo-o a condições desumanas ou degradantes ou privando-o de alimentos e cuidados indispensáveis, quando obrigado a fazê-lo, ou sujeitando-o a trabalho excessivo ou inadequado.

– Negar a alguém, por motivo de idade, emprego ou trabalho.

– Apropriar-se de ou desviar bens, proventos, pensão ou qualquer outro rendimento do idoso, dando-lhes aplicação diversa de sua finalidade.

por ASSCOM PMG
com informações do site Mundo Educação