5/11/2018

Em Guarani os serviços essenciais da Saúde são mantidos

hospita

Mesmo com os atrasos nos repasses e a divida do Governo de Minas com Guarani que já ultrapassa R$2 milhões , o município tem se mantido firme para continuar garantindo os serviços básicos para toda a população, inclusive na área da Saúde.

Serviços como pronto atendimento no Hospital Dr. Armando Xavier Vieira, com médicos de plantão todos os dias, tratamento de hemodiálise e oncológico, saúde bucal, fisioterapia domiciliar, grupo de atividades físicas nas praças, orientação nutricional, atendimento psicológico, consultas eletivas, agentes de saúde com visita às residências, endemias, reunião com hipertensos e grupo de tabagismo, campanhas como “Outubro Rosa” e “Novembro Azul”, entre outras, mesmo com muitas dificuldades, estão mantidas e ofertadas à população guaraniense com qualidade e responsabilidade.

Foram várias as cobranças, movimentações, manifestações, ações judiciais e institucionais para que o Governo de Minas Gerais cumprisse seu papel constitucional de repassar aos municípios os repasses do ICMS e IPVA, além dos recursos da Saúde, Transporte Escolar, Assistência Social, entre tantos outros.

Em resposta ao posicionamento dos municípios, o Governo do Estado de Minas Gerais fez só promessas. Não cumpriu seus acordos, não pagou as contas e voltou a atrasar todos os repasses, acumulando uma dívida de R$ 5,9 bilhões com os municípios mineiros.

Diante deste descaso com a coisa pública, muitas prefeituras têm sido obrigadas a se adaptarem à esta triste realidade e tomarem uma série de medidas administrativas e redução de gastos para fecharem o ano com suas contas em dia.