Entre em contato conosco: (32) 3575-1523/1214



Guarani Livre do Tabaco

GUARANI LIVRE DE TABACO: VIVA UMA CIDADE SAUDÁVEL

OBJETIVO

Reduzir o consumo de tabaco no município de Guarani.

 

 

METODOLOGIA

a) Tratamento do tabagismo nas unidades de saúde

Grupo de cessação do tabagismo. Abordagem intensiva que consiste em quatro sessões estruturadas, durante as quais são abordados aspectos gerais da dependência de nicotina e estratégias para parar de fumar e enfrentar as dificuldades dos primeiros dias sem tabaco. Conforme necessidade e disponibilidade de medicamento, há encaminhamento para consulta médica para tratamento medicamentoso concomitante. Aqueles que param de fumar são convidados a participar de encontros para manutenção da abstinência. Aqueles que não conseguem, são convidados a fazer outra tentativa, participando de novos grupos. Como participar? Tabagistas interessados em participar do grupo devem se cadastrar através do agente comunitário de saúde.

Grupo de manutenção. Sessões periódicas de acompanhamento das pessoas que pararam de fumar, com o objetivo de prevenir recaídas (retorno ao consumo de tabaco).

 

b) Capacitação dos profissionais

Profissionais de saúde participam de palestras e capacitações sobre tabagismo e temas afins.

 

c) Ações educativas

Ao longo do ano, são realizadas diversas ações informativas, alertando a população sobre os prejuízos relacionados ao tabagismo: comemoração de datas pontuais (Dia Mundial Sem Tabaco, Dia Nacional de Combate ao Fumo, Dia de Combate ao Câncer); palestras em escolas, empresas e grupos de hipertensos e diabéticos; apresentação de teatros nas escolas; exposição de faixas e pôsteres nas unidades de saúde; utilização pelos servidores da saúde de camisas com a logomarca do projeto. Durante os eventos, há distribuição de brindes e panfletos informativos.

 

Newsletter

Seu nome:

Seu e-mail:

  • Prefeitura Municipal de Guarani – Minas Gerais
  • Praça Antônio Carlos, 10 – Centro
  • Tel: (32)3575-1523/1214
  • gabinete@guarani.mg.gov.br

Desenvolvido pela Agência Infinit0