Como forma de estimular os alunos a incorporarem hábitos de higiene bucal, contribuindo para a prevenção de doenças, a Prefeitura de Guarani, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, retomou na última quarta-feira, 14/09, as ações de saúde bucal nas escolas do município. As atividades estavam suspensas durante a pandemia e acabam de ser liberadas por meio de Nota Técnica n° 23/SES/SUBPAS-SRAS-DATE-CSB/2022.

O trabalho é realizado pela técnica de saúde bucal, Luciana Borges Ferreira e a auxiliar de saúde bucal Josiane Luiz Carias Costa, com a colaboração das agentes comunitárias de saúde.

De forma lúdica e interativa, a equipe realiza palestras educativas sobre higiene bucal e a importância da prevenção de doenças, como a cárie, através da escovação correta. Também é realizado a aplicação tópica de flúor, avaliação da condição bucal das crianças e posteriormente, o bochecho fluoretado (conforme cronograma).

Quando a criança apresenta algum tipo de doença bucal durante a avaliação, os pais e responsáveis são informados sobre a necessidade da adoção de cuidados especiais.

Nosso objetivo é estimular os alunos para o autocuidado, levando para a sala de aula de maneira lúdica e motivadora para que cada vez mais as crianças reforcem a escovação dos dentes e higiene bucal como um hábito saudável e preventivo. Aproveito para agradecer a parceria da Secretaria da Educação e toda a equipe que está junto conosco neste importante trabalho”, ressalta a Secretária Municipal de Saúde, Alcione Halfeld.