Provocar a sociedade para uma reflexão na busca da inclusão social. Esse foi um dos principais objetivos da Semana Municipal de Conscientização e Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, que aconteceu entre os dias 19 e 23 de setembro, com diversas palestras e outras atividades.

A programação marca o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro, conforme a Lei n° 998 de 05 de março de 2021, que começou no dia 19/09, com a presença do atleta paralímpico de Tênis de Mesa, Alexandre Ank, falando sobre: “O poder transformador do Esporte” para os alunos das escolas municipais.

Também foi realizada uma Roda de Conversa sobre Acessibilidade durante a Abertura Oficial da Semana Municipal, que contou com a presença de Prefeito Fernando Bellotti, e do Vice-prefeito, Dudu Carias.

No dia 20/09, o tema abordado foi Transtorno do Desenvolvimento Intelectual com o Psiquiatra Dr. José de Alencar que esclareceu dúvidas dos presentes. No dia 21, uma Manhã de Interação e Práticas Esportivas na Praça agitou as equipes das APAEs de Guarani e Piraúba. À noite, o palestrante Emerson Rodrigues, falou sobre as Leis e Pessoas com Deficiência na Câmara Municipal.

Superando Limites! Esse foi o tema de um bate-papo especial com o maior medalhista paralímpico da natação do país, Daniel Dias, que esteve no município no dia 22, no Ginásio, para contar um pouco de sua história. Superação é a palavra sempre presente na vida das pessoas com deficiência. Com a palestra “Superando Barreiras e Inspirando Vidas”, Thais Altomar mostrou aos presentes na Escola Estadual Jose Alvarez Filho à persistência que todos nós devemos ter para superarmos os nossos desafios.

E para encerrar a programação, a palestrante Flávia Barbosa abordou o tema: A Diversidade Autista, mostrando que o respeito é a chave para a construção de uma sociedade mais inclusiva e com igualdade para todos. Parabéns a organização e todos participantes pelo envolvimento na causa!